A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Elvas promove, ao longo do mês de abril, várias iniciativas para assinalar o mês da prevenção dos maus tratos na infância.

Assim sendo, desde o dia 1 de abril, que se encontra a ser realizada a ser construído o “Mural Azul”, alusivo a mensagens de prevenção dos maus tratos na infância, nos Agrupamentos de Escolas Nº 1, 2, 3 e Colégio Luso-Britânico de Elvas.

Para o próximo dia 11, quinta-feira, está previsto o “Alerta Azul”, uma campanha de rua no âmbito da consciencialização e sensibilização para esta temática com a história “Laço Azul”, distribuição de laços e fitas azuis para automóveis, em parceria com o projeto Mimo, da Associação Arkus, pelas ruas do Centro Histórico de Elvas.

A 14 de abril, domingo, tem lugar a V Caminhada Azul, organizada por esta entidade para consciencializar e prevenir para os maus tratos na infância, com participação gratuita, e que tem início pelas 9h00, na Praça da República. As inscrições já se encontram a decorrer.

Com o mote “Vamos Aprender a Prevenir!” realiza-se no dia 16, terça-feira, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, a hora do conto com a leitura da “História Laço Azul” e dinâmicas de consciencialização para a prevenção dos maus tratos.

A 24 de abril, quarta-feira, decorrem dois workshops: “Famílias Confiantes, Comunidades Felizes: o papel do coaching parental”, para profissionais, entre as 14h30 e as 17h00, e “Comunicação com adolescentes: Missão Possível.”, para pais, entre as 18h00 e as 19h30, na Escola EB 2,3 nº2 de Elvas, em parceria com EAPN e Agrupamento de Escolas Nº 1.

A encerrar este programa, no dia 30 de abril, terça-feira, decorre a atividade “Laço Azul Humano”, que se traduz na construção de um Laço Azul Humano com participação de crianças do Agrupamento de Escolas nº 1 e Semi-Internato Nossa Senhora da Encarnação. Neste dia há também o conto da História Azul em parceria dos serviços educativos da Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, das 10h30 às 11h30, na Praça da República.

Ao longo de todo o mês de abril a Fonte da Misericórdia, na Praça 25 de Abril, no âmbito da campanha de consciencialização e prevenção dos maus tratos na infância, vai estar iluminada de azul.