No Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Elvas saúda as mulheres que residem no nosso concelho, ou que têm raízes familiares ou profissionais com este território.

Hoje em dia, à beira da conclusão da segunda década do novo século, devemos olhar o género feminino com gratidão e respeito, mas sempre num plano de igualdade e complementaridade entre Mulher e Homem.

A Mulher, nestes tempos desafiantes que atravessamos, desempenha um papel com muitas facetas na nossa sociedade: é colega, companheira, amiga, irmã, mulher, mãe, filha, avó e neta, desempenhando tarefas domésticas, profissionais e sociais de grande valor para a nossa comunidade.

Especialmente neste dia, devemos ter um momento de reflexão para dizer “Não!”, com toda a firmeza e repúdio, pelos casos de assédio, abuso e violação que continuam, infelizmente, a existir entre nós.

Se ser Mulher é ter o direito a ser diferente, ser Mulher tem de ter associada uma prática de igualdade; e é esta a ideia forte da minha mensagem neste Dia Internacional. Ser Mulher é ser igual!

Nuno Mocinha

(Presidente da Câmara Municipal de Elvas)