Em 30 de junho de 2012, a Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações recebeu, da UNESCO, a classificação de Património Mundial, com base num trabalho técnico e científico coordenado pelo Município.

Para o nosso concelho, foi o reconhecimento do mundo ao estado de conservação em que o nosso património, único em vários aspetos, chegou aos nossos dias.

Neste nono aniversário, em nome da Câmara Municipal de Elvas, saúdo três gerações de elvenses: os do passado, que construíram e conservaram muito bem o património da cidade; os do presente pela obrigação de passar este testemunho aos vindouros em melhor estado do que o recebemos; e os do futuro para que possam continuar a usufruir e a divulgar estas edificações que tanto nos orgulham.

Por fim, num tempo de retoma, desejo que a hotelaria, a restauração e o comércio elvenses possam continuar a ter o acréscimo de movimento turístico que a cidade tem tido desde 2012.

Nuno Miguel Fernandes Mocinha
(Presidente da Câmara Municipal de Elvas)