Há 363 anos, neste mesmo dia 14 de janeiro, escreveu-se em Elvas uma das mais importantes e gloriosas páginas da História de Portugal. Ao derrotar o opositor castelhano na Batalha das Linhas de Elvas, o exército lusitano cimentou em definitivo a Independência que começou a ser construída 19 anos antes, em 1 de dezembro de 1640.

Mais de três séculos e meio depois, travamos hoje batalhas muito diferentes, mas nem por isso menos importantes. A criação de emprego, o crescimento da economia local e a melhoria das condições de vida para todos os munícipes são apenas algumas das conquistas que é fundamental alcançar.

Neste dia festivo para o nosso concelho, o Municipio de Elvas manifesta a certeza que, à semelhança dos seus antepassados, os elvenses saberão ultrapassar, com empenho e resiliência, todos os obstáculos que forem surgindo na nosso caminho comum.

Este ano as comemorações são ainda as possíveis, devido ao contexto de pandemia que estamos a atravessar. Também neste particular, acreditamos que tudo irá melhorar ao longo dos próximos meses e que, daqui por um ano, poderemos celebrar o feriado em toda a sua plenitude.

Feliz 14 de janeiro para todos! Viva Elvas!

Comendador José Rondão Almeida
Presidente da Câmara Municipal de Elvas