A Câmara Municipal de Elvas apresentou, publicamente, esta terça-feira, dia 21, na Capela do Forte da Graça, o jogo “Napoleão Bonaparte: o principio do fim”. A iniciativa contou com a presença da vereadora Paula Calado, a quem coube fazer a apresentação do mesmo.

Este é um jogo de tabuleiro, com dados, uma ampulheta e cartas com perguntas, que pode ser jogado com amigos e família e que permite uma viagem imaginária ao século XIX fomentando o interesse, conhecimento e descoberta por temas históricos de forma divertida. Neste encontram-se vários monumentos de Elvas relacionados com as invasões napoleónicas.

Esta é uma das componentes financiadas pelo Programa Valorizar do Turismo de Portugal, no âmbito do projeto “Rede Temática das Invasões Francesas em Portugal“, que junta a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra aos municípios de Almeida, Bombarral, Elvas, Lourinhã, Mealhada, Mortágua, Penacova e a Rota Histórica das Linhas de Torres.

Após a apresentação, a Câmara Municipal de Elvas vai oferecer aos Agrupamentos de Escolas do Concelho, Bibliotecas, Serviços Educativos, Universidade Sénior e Lares de Idosos um conjunto destes jogos, enquanto os restantes vão estar à venda nos espaços culturais da cidade, como Posto de Turismo, Fortes e Museus”.

O projeto da “Rede Temática das Invasões Francesas em Portugal“ contempla também a realização de ums Olimpiadas subordinadas ao tema, cuja final deverá ocorrer em junho do próximo ano.