Presidente: João Armando Rondão Almeida (PS)

Rua do Tabolado, nº 7
7350-171 Elvas
+(351) 268 639 560
jfreg.caiasaopedroealcacova@sapo.pt
Freguesia de Caia, São Pedro e Alcaçova

Caia, São Pedro e Alcáçova

A freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova foi constituída em 2013 no âmbito de uma reforma administrativa nacional, pela agregação das antigas Freguesias de: Caia e São Pedro; e Alcáçova. Segundo os dados estatísticos do Instituto Nacional de Estatística de 2011, a freguesia apresenta 6253 residentes (H/M), tem uma área de 104,05 km2.

A nível económico, sendo Caia, São Pedro e Alcáçova uma freguesia citadina, a indústria, o comércio e os serviços ocupam grande parte da população local, no entanto persiste ainda a agricultura, essencialmente como atividade de subsistência. O artesanato é representado pela manufatura de olaria, carpintaria e bordados.

Esta freguesia pertence ao centro urbano de Elvas, sendo limitada pelo Rio Caia, Espanha e por S. Vicente, Barbacena e Campo Maior. O seu orago é S. Pedro e na freguesia realizam-se as Festas dos Hortelãos em honra do Sr. Jesus da Boa- Fé.
A atual freguesia resultou da anexação de Caia que tinha por orago Nossa Senhora da Encarnação, de S. Pedro da cidade de Elvas e de Alcáçova.