Hoje assinala-se o Dia Nacional dos Centros Históricos. Após décadas a apostar na conservação e requalificação do nosso património, para manter vivas as memórias da nossa história, criadas pelos nossos antepassados, o Centro Histórico de Elvas foi classificado em 2012, pela UNESCO com a designação: “Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações”.

Foram dezenas de anos a manter e conservar o que de melhor temos, a nossa identidade: as nossas muralhas, que durante séculos nos protegeram das invasões, e o nosso riquíssimo património arquitetónico e militar, com os Fortes e Fortins a desempenhar um papel fundamental na manutenção da nossa soberania, o que lhe valeu o epíteto Chave do Reino ou Rainha da Fronteira.

Um trabalho e uma missão que não se esgota, continuamos empenhados em valorizar o Centro Histórico da nossa cidade, a vários níveis, económico, cultural e turístico, em termos nacionais e internacionais.

Para além disso, queremos dar condições de vida a quem vive no Centro Histórico, tendo assumido como estratégico a revitalização do mesmo, e a sua requalificação, com a aquisição de casas degradadas e reconstrução ou reabilitação das mesmas, para trazer mais pessoas a viver no coração da cidade, assim como aumentar a atratividade para quem nos visita.

Em suma, queremos um Centro Histórico vivo e dinâmico!

Comendador José Rondão Almeida
(Presidente da Câmara Municipal de Elvas)