O presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, marcou presença na visita à Escola Superior Agrária de Elvas e ao InnovPlantProtect, na tarde desta segunda-feira, da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa; do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e da secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira.

Da comitiva fizeram parte também o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Alentejo, Ceia da Silva; o presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Luís Loures, e o diretor do InnovPlantProtect, Pedro Fevereiro.

Na Escola Superior Agrária de Elvas foram apresentados dois projetos. O primeiro na área das “Novas Culturas, Velhos Problemas. Propostas para aumentar a sustentabilidade social e ambiental dos agroecossistemas no sul de Portugal”, que se divide em quatro linhas de intervenção, sendo uma delas no âmbito do aproveitamento dos subprodutos resultantes da produção de azeite, e o Digital BioAlert SPAA, uma plataforma digital de alerta para riscos biológicos em saúde pública animal, que engloba várias vertentes.

No pólo de Elvas do Instituto Nacional de Investigação Agrícola e Veterinária (INIAV) os presentes ficaram a conhecer as obras que ali ainda se encontram a decorrer, inclusive a de requalificação do auditório, que se encontram em fase de conclusão.

Posteriormente foi feita uma apresentação do CoLAB, pelo diretor executivo Pedro Fevereiro, que abordou o projeto para explicar a sua área de intervenção, assim como os projetos e trabalhos em curso, tendo referido ainda as candidaturas que se encontram a preparar.

Os governantes mostraram-se bastante satisfeitos com os projetos aqui apresentados, confiantes de que podem ser uma mais-valia para dar resposta a importantes questões na sua área de intervenção.