Com o Coliseu Comendador Rondão Almeida lotado, decorreu na noite deste sábado, dia 7, a grande final do Festival da Canção 2020, que “premiou” Elisa e Marta Carvalho, que vão levar a Roterdão a música “Medo de Sentir”, no mês de maio.

Uma noite de muitas emoções, em que para além de se escolher a canção que vai representar Portugal na Eurovisão, se comemoraram os 63 anos da RTP, com a exibição de programas e séries que marcaram a história do canal público, e contou ainda com as atuações das Roncas de Elvas e o grupo elvense Alto Espírito, de Samuel Úria, que interpretou vários temas que marcaram o “rock em português” nos anos 1980, contando com a participação de Alex D´Alva Teixeira, Joana Espadinha, Surma, NBC e Lena d´Água.

O microfone de cristal foi entregue à vencedora por Conan Osiris, vencedor do Festival da Canção em 2019, que também subiu ao palco e interpretou o tema “Telemóveis”, com que concorreu em Israel.

O público presente, como se esperava, assistiu entusiasticamente ao grande espetáculo proporcionado, numa noite em que passaram pelo palco os oito finalistas, Filipe Sambado, com “Gerbera Amarela do Sul” sido o primeiro a subir, seguindo-se Jimmy P com “Abensonhado”; Tomás Luzia com “Mais real que o amor”, escrita por Pedro Jóia; Elisa Rodrigues com “Não voltes mais”; Throes + The Shine com “Movimento”; Kady com “Diz só”, da autoria de Dino D’Santiago; Elisa com “Medo de Sentir”, composta por Marta Carvalho; e Bárbara Tinoco com “Passe-Partout”, do compositor Tiago Nacarato. A apresentação coube a Filomena Cautela, Vasco Palmeirim e Inês Lopes Gonçalves.

A cidade de Elvas foi nesta noite o foco central das atenções dos seguidores do Festival da Canção, que foi transmitido pela RTP, RTP Internacional e RTP África, tendo sido líder de audiências entre 21h14 e as 22h21, na RTP1, onde teve cerca de 825.000 telespectadores, com 8,7 de audiência média e 18% de share.

De destacar que nestas duas últimas semanas a hotelaria, a restauração e o comércio foram dinamizados por este grande evento, sendo que esta semana e em especial no fim-de-semana a hotelaria esteve esgotada e a restauração registou um enorme movimento.

Fotos em facebook.com/MunicipiodeElvas