Re-criArte no Museu de Arte Contemporânea de Elvas

Sagrada família nos degraus (segundo Poussin),1982
Madeira, contraplacado e elástico

CONTEXTO

“Sagrada família nos degraus” do artista Rui Sanches, é a peça de inspiração deste mês. O Artista, nesta escultura, faz uma reinterpretação tridimensional da pintura do Nicolas Poussin (1594-1665), Sagrada Família na Escada, 1648, pintor considerado como principal representante do classicismo francês do século XVII.

Desafio:
Nesta época natalícia é tradição montar o presépio no interior das nossas casas. 2020 foi um ano atípico, com muitas contrariedades e dificuldades, propomos assim que a tradição seja cumprida de forma criativa e contemporânea, construindo o vosso presépio com os mais diversos materiais: papel, madeira, cartão, objetos do quotidiano…! Mostrem as vossas criações mais originais e enviem os trabalhos para divulgarmos no facebook do Município de Elvas para: servicoeducativo.mace@cm-elvas.pt.

Rui Sanches nasceu em 1954, em Lisboa. Vive e trabalha em Lisboa. Estudou Medicina antes de ingressar na Ar.Co. Frequentou o Goldsmiths College, em Londres, e a Universidade de Yale, nos EUA. Foi bolseiro da Fundação Gulbenkian, entre 1980 e 1982. Em 1982, realizou as suas primeiras exposições individuais – de desenhos, na Galeria de Arte Moderna da SNBA, em Lisboa, e de escultura, na Galeria Diferença, em Lisboa. O percurso de Rui Sanches afirma-se na década de 1980, a partir da sua participação nas exposições coletivas “Arquipélago”, na SNBA, em Lisboa (1985); III Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa (1986); VII Bienal de Pontevedra; I9a Bienal de S. Paulo (1987); “Cerco”, Bienal de Óbidos (1993); “Depois de Amanhã”, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, no âmbito de Lisboa’94; Europália 91, no Museum Van Hedendaagse Kunst, Gent, (1991); entre muitas outras. Realiza, ainda, várias exposições individuais, no Bar Frágil; em Lisboa; na Loja da Atalaia, em Lisboa; no Museu de Arte Contemporânea, Fortaleza de S. Tiago, no Funchal; no Pavilhão Branco, Museu da Cidade, em Lisboa, entre outras instituições e galerias. Em 2000, o CAMFCG organizou uma retrospectiva de Rui Sanches. No seu percurso, assinalam-se ainda as intervenções que o artista realizou no espaço público, nomeadamente, em Santo Tirso; na Estação de Metropolitano de Olaias; e na Expo’98. As suas obras estão representadas nas coleções da Caixa Geral de Depósitos, Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação de Serralves, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, entre outras.