A EUROBEC vai celebrar o Dia da Cooperação Europeia (EC Day), de uma forma especial, com a plantação de árvores em homenagem à cooperação transfronteiriça; às localidades que integram a Eurocidade: Badajoz, Elvas e Campo Maior; aos dois países que as unem: Espanha e Portugal, e à União Europeia, que contribui para esta aproximação.

O evento decorre, simultaneamente, nas três localidades que compõem a Eurocidade EUROBEC, na próxima sexta-feira, dia 25 de setembro, pelas 9h30.

A iniciativa realiza-se, em Elvas, no Parque de Merendas do Viaduto, com a presença de entidades locais. Vão ser plantadas seis árvores, que representam esta homenagem.

O local escolhido por Badajoz é o Parque del Rivillas, em Elvas é o parque de Merendas do Viaduto, à entrada da cidade, e em Campo Maior vão ser plantadas nas Hortas Solidárias do concelho.

O Projeto EUROBEC: Construindo a Eurocidade Badajoz-Elvas-Campo Maior é um dos projetos cofinanciados pelo Programa Interreg VA Espanha-Portugal 2014-2020, que visa promover a cooperação entre os três municípios envolvidos, através da participação conjunta de instituições governamentais, pessoas e entidades locais na solução de problemas comuns e no desenvolvimento sustentável conjunto.