O Comendador Rondão Almeida em conferência de imprensa, hoje, dia 12 de maio, deu a conhecer as funções do Município e do Movimento Animal em relação ao Canil Municipal, a entrar em vigor no dia 1 de junho.

“A Câmara preocupa-se com os animais, neste caso com o cão e o gato, e criou as condições necessárias com toda a higiene e tratamento adequado”, afirmou o autarca.

E passou a explicar o motivo da conferência, “O que surge é uma alteração aos procedimentos que a Câmara vai tomar a partir de 1 de junho. Onde foi acordado numa reunião, com a vereadora Vitória Branco, com o veterinário Municipal, Nuno Caldeira Fernandes, e a representante do Movimento Animal, Cláudia Pombeiro, que este serviço passa a ser feito diretamente pelo Município. Deixa de ter acordos com qualquer entidade para se fazer um serviço que é da responsabilidade do Município. A Cláudia continua a responsável pela dignidade do espaço, a nível da alimentação e a higiene. Por outro lado, temos o veterinário Municipal que conhece a lei e nesse sentido vai cumprir as suas funções clínicas”.

Assim, ao Movimento Animal cabe a alimentação e higienização. Enquanto aos Serviços Municipais, na pessoa do veterinário, cabe fazer a recolha dos animais e o seu devido encaminhamento e tratamento clínico.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, terminou esclarecendo que “enquanto presidente vou acompanhar este processo e tenho a certeza que a responsável do Movimento Animal e o Veterinário Municipal vão fazer o melhor serviço em prol dos animais”.