A Sala Públia Hortênsia de Castro acolheu, na manhã desta terça-feira, dia 15, a cerimónia de assinatura do protocolo de formalização da Rede de Bibliotecas de Elvas.

Este protocolo de cooperação integra todas as bibliotecas e centros documentais do concelho de Elvas, numa parceria articulada entre a autarquia, a educação, a cultura, o ensino superior, a ciência e tecnologia, nomeadamente o Município de Elvas, os Agrupamentos de Escolas n.º 1, 2 e 3 de Elvas, Colégio Luso-Britânico de Elvas, Museu Militar de Elvas, Estabelecimento Prisional de Elvas, Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior Agrária de Elvas e Europe Direct do Alto Alentejo.

Assinaram o documento os representantes dos três Agrupamentos de Escolas, Fátima Pinto, Brígida Gonçalves e José Cozinha, a diretora do Colégio Luso-Britânico, Carla Saldanha, o Diretor-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Rómulo Mateus, e a vereadora Paula Calado, em representação da Câmara Municipal de Elvas.

A vereadora salientou, na sua intervenção, a importância da cultura para uma sociedade mais rica em conhecimento, tendo inclusive declamado um poema.

Marcaram também presença neste ato, a representante da Delegada Regional de Educação do Alentejo, Maria Mário Murteira, a coordenadora nacional das Bibliotecas Escolares, Manuela Silva, que intervieram para expressar a importância desta colaboração entre todas as entidades.

O documento agora assinado vai permitir o desenvolvimento de uma política integrada de promoção da leitura, da escrita e das múltiplas literacias, nomeadamente, a cultural, a científica e a digital, para crianças, jovens e adultos, não só de todos os níveis de ensino, que integram a rede, como também da população em geral, nesta região do interior do país.

Assim sendo, estabelecem-se ainda as normas gerais de organização e de funcionamento da Rede de Bibliotecas de Elvas (RBELV), que pretende a criação de parcerias entre as várias instituições e a promoção de dinâmicas na área das literacias, gerais e específicas, dirigidas a públicos diferenciados.