O concelho de Elvas conta, desde hoje, dia 2 de maio, com o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, localizado no rés-de-chão do edifício dos Paços do Concelho.

A inauguração deste espaço, que pretende dar resposta aos cidadãos migrantes no concelho, aconteceu na manhã de hoje, com a presença da Alta Comissária para as Migrações, Sónia Pereira.

O programa iniciou-se com um momento cultural, protagonizado por professores da Academia de Música de Elvas, tendo sido de seguida assinado o protocolo de cooperação entre o Município de Elvas e o Alto Comissariado para as Migrações.

A Alta Comissária para as Migrações salientou a importância e o papel no “acolhimento e integração dos migrantes no nosso país” dos CLAIM, uma rede que já conta com 146 centros distribuídos pelo território nacional.

Sónia Pereira destacou ainda o trabalho realizado diariamente, no apoio à resolução dos problemas dos migrantes para a legalização no nosso país.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, explicou que a “situação na Ucrânia, e a chegada de cerca de meia centena de refugiados, esta resposta tornou-se ainda mais urgente e é nesse sentido que hoje damos este passo, numa política de acolhimento integrada”.

Rondão Almeida adiantou ainda que a “Câmara Municipal, desde o início, que se colocou na linha da frente, criando uma equipa de trabalho, com instituições de vária ordem, para acolher os migrantes que chegassem ao nosso concelho, facilitando a sua integração”, o que se concretizou, estando hoje “perfeitamente integrados na nossa sociedade”.

O autarca terminou sublinhando que “com o protocolo que hoje assinamos e este novo espaço, Elvas fica na linha da frente no acolhimento a migrantes, na sua integração na nossa sociedade e no apoio burocrático necessário à sua legalização”.