A edição 2022 do “Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking” coloca Elvas no 85º lugar a nível nacional, uma subida de cinco posições em relação ao ano anterior.

Se a nível nacional o concelho subiu, também a nível regional se registou a subida à sexta posição, sendo apenas ultrapassado por Évora, Santarém, Beja, Odemira e Sines, num total de 58 concelhos. Na vertente Negócios, Elvas está agora na 7ª posição, mantendo o lugar no ranking; na vertente Viver subiu ao quinto posto e na vertente Visitar desceu duas posições, estando no 10º lugar. A nível regional é ainda de salientar o facto de ser o concelho do Alto Alentejo melhor classificado.

Neste âmbito, destaca-se os bons resultados obtidos na avaliação do desempenho socioeconómico da cidade de Elvas, no universo dos 308 municípios, no que diz respeito à captação de novos investidores, turistas e novos residentes.

O ranking é elaborado com base num algoritmo composto por três variáveis base. Na primeira variável são analisados todos os dados estatísticos que medem o desempenho nas vertentes económica, social e turística, sendo considerados dados de fontes oficiais como o INE ou a Pordata. A segunda variável consiste na análise de todas as pesquisas online realizadas em todo o mundo, nos principais motores de busca, através da ferramenta Digital Demand – D2©, ajudando a entender a procura proativa existente por todos os municípios portugueses. Por fim, a terceira variável consiste no desempenho dos canais de comunicação dos municípios, nomeadamente nos seus sites oficiais e páginas em redes sociais. Desta forma, de uma forma concreta e rigorosa, é possível avaliar o desempenho e a eficácia dos diversos municípios na captação de investidores, turistas e novos residentes.

Consulte o ranking aqui.