A Câmara Municipal de Elvas aprovou a proposta de geminação com a cidade de Viseu, iniciando-se agora o processo de elaboração do protocolo entre as duas cidades. A proposta foi aprovada pelos eleitos, na reunião de Câmara desta quarta-feira, dia 9.

Todos os pontos foram aprovados por unanimidade.

Foi aprovado a atribuição de um voto de louvor à atleta elvense Raquel Trabuco pelos feitos conseguidos na área desportiva, nomeadamente a conquista do 2º lugar na corrida de 3.000 dos Campeonatos da Europa de Atletismo em pista coberta, que decorreu a 24 de fevereiro, em Braga. A proposta foi subscrita por todos os presentes por ser “hoje, a atleta do nosso concelho com maior número de provas ganhas a nível regional, nacional e internacional. E um motivo de orgulho para os clubes de formação por onde passou, bem como para a sua cidade natal”.

“Apesar de ter sido assolada por algumas lesões na sua vasta carreira, a atleta elvense não desistiu e os triunfos que foi conquistando, que culminaram nesta tão almejada medalha de prata, são o reconhecimento da sua dedicação e disciplina desportiva”, refere o documento.

Os eleitos aprovaram a proposta de abertura do período de discussão pública do Plano de Intervenção em Espaço Rural das Caldeirinhas. O documento estará para discussão pública no período de 15 dias úteis, a contar da data da publicação da deliberação em Diário da República.

O executivo aprovou a Comemoração do Dia Internacional do Livro Infantil, no dia 2 de abril de 2022, com a realização de um workshop.

O vereador Nuno Mocinha retomou o mandato, após votação dos eleitos presentes, com quatro abstenções e um voto a favor, tendo integrado os trabalhos do executivo a partir desse momento.

Aprovadas as cedências seguintes:
– do Forte da Graça para o seminário Life Resilience, no dia 29 de março,
– da Sala Polivalente do Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires ao Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa, para uma exposição de fotografia,
– do Pavilhão Desportivo da Boa-Fé à Associação de Trabalhadores do Município de Elvas,
– das Piscinas Municipais de Elvas ao Centro de Apoio ao Estudo do Agrupamento de Escolas nº 2 de Elvas,
– do Pavilhão Desportivo Municipal à Associação Recreativa de Varche,
– do Pavilhão Desportivo Municipal aos Amigos da Justiça.

Atribuídos apoios a “O ELVAS” Clube Alentejano de Desportos, APARSIN, NEFCA, ARKUS Associação Juvenil e Gota D’Arte e Associação Cultural e Desportiva da Belho Raposeira.