O presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Luís Loures, e o presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, estiveram reunidos esta terça-feira, dia 25, nos Paços do Concelho.

O encontro de trabalho, que reuniu técnicos de ambas as instituições, realizou-se no âmbito de uma parceria a estabelecer para o Projeto Guardiões, tendo o mesmo sido apresentado pela instituição de ensino superior.

A autarquia, em parceria com os Agrupamentos Escolares do concelho, associações juvenis e grupos de jovens, vão implementar o projeto em Elvas, que visa compreender a temática das alterações climáticas e encontrar as melhores soluções, minimizando os impactos no meio ambiente.

As alterações climáticas são uma preocupação mundial e será o Alentejo a região modelo a acolher este projeto que passa também pela implementação de um conjunto de ações para sensibilização da sociedade civil para o tema, que incluem conferências com convidados nacionais e internacionais.

Com um financiamento aproximado dos 2,4 milhões de euros, serão colocadas em prática no âmbito do projeto “Guardiões”, medidas de combate às alterações climáticas fruto de estudos levados a cabo e postos em prática pelos especialistas que constituem a equipa de investigação.