A Câmara Municipal de Elvas aprovou, por unanimidade, em sessão do executivo na tarde desta quarta-feira, o programa de comemoração da quadra natalícia sob o mote “Elvas Cidade Natal”.

O programa que se estende de dezembro a janeiro, contempla várias iniciativas, tendo como palco o Centro Histórico de Elvas, aliando a diversão e a tradição para todas as idades.

Assim, em termos de novidades, na Praça da República, vai estar instalada a Feira de Natal, de 7 de dezembro a 8 de janeiro, que inclui, entre outras atividades, a Aldeia do Pai Natal, a Casa dos Duendes, a Fábrica dos Brinquedos; e diversas diversões, como um carrossel parisiense e uma mini roda gigante, sendo ainda colocados elementos decorativos alusivos a esta quadra festiva, para proporcionar momentos em família e amigos. O coração da cidade vai contar com um Pórtico de Entrada, bonecos de neve, bengalas natalícias, um Pai Natal gigante, bolas, renas e um banco decorativo, apelando à magia da quadra.

A tradição do presépio no Adro da Sé, os concertos natalícios e a realização do Presépio ao Vivo vai ter continuidade, com a possibilidade de realizar viagens no comboio turístico decorado para o efeito.

Todo este programa vai contar com o apoio das associações e instituições locais, de forma a criar-se um programa para todas as faixas etárias e dinamizar o Centro Histórico da cidade, que vai contar com sonorização nas principais artérias comerciais. Os espaços culturais também vão contar com dinamização neste período de festa.

Aprovada a abertura de concurso para a iluminação de Natal, a ser instalada nas ruas do Centro Histórico da cidade, na quadra natalícia, tendo sido aprovada a abertura de consulta prévia, e aprovados o convite e caderno de encargos para o efeito.

Nesta sessão os eleitos aprovaram, por maioria com um voto contra, o projeto de execução de uma Área de Serviço para Autocaravanas de Elvas, localizada no Rossio de São Francisco.

Os restantes pontos foram aprovados por unanimidade.

Aprovado o estudo prévio da obra de ampliação do Lar de Santa Eulália, que irá permitir dotar a infraestrutura social de mais 30 quartos, num investimento na ordem de um milhão de euros.

O executivo deliberou a abertura de concurso para aquisição de duas viaturas para recolha de RSU com superestrutura de compactação por tambor rotativo e elevador de contentores, num valor de cerca de 500 mil euros e que irá permitir melhorar a capacidade de resposta do setor de higiene e limpeza, na recolha de resíduos.

Aprovado a comemoração do 7º aniversário da requalificação do Forte da Graça, no dia 27 de novembro, com a promoção de entradas gratuitas neste monumento.

Os eleitos aprovaram o pedido formal para cultivar cannabis medicinal no concelho.

Aprovada a proposta ao PRR de Desenvolvimento de Projetos no âmbito dos Bairros Comerciais Digitais, após notificação da Proposta de Decisão – PRR – Manifestação de interesse para Desenvolvimento de Projetos no âmbito dos Bairros Comerciais Digitais, do IAPMEI, que recebeu parecer favorável e se encontra elegível, num investimento na ordem dos 980 mil euros.

Aprovado o pagamento de dívidas de refeição fracionado, e o Plano Individual de Transição, a pedido do Agrupamento de Escolas Nº 3 de Elvas.

O Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação (PMIND), nomeadamente a nomeação de 2 conselheiros locais para a Igualdade, 1 conselheiro(a) interno à autarquia e 1 externo à Autarquia e a criação de uma equipa para a Igualdade na Vida Local EIVL, composta por 5 a 10 pessoas, nomeadas pelo Presidente da Câmara Municipal, foram aprovadas.

Aprovada a ratificação do despacho n.º 88/2022, que determinou a prestação de serviços mínimos na recolha de resíduos sólidos urbanos e limpeza urbana, nos dias 18 e 25 de setembro.

O protocolo de cooperação referente à 4.ª Call da EUCF – European City Facility foi ratificado.

Aprovada a designação de novo gestor de contrato.

O executivo aprovou a apresentação do livro “Eu Falo Contigo – Da Depressão à Iluminação”, de Cheila Hó, no dia 22 de outubro, pelas 15h00 na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo.

Aprovadas as cedências seguintes.

– do Forte da Graça e do Forte de Santa Luzia para aulas de promoção de yoga pela Àshrama Elvas – Centro de Yoga nos dias 15 e 29 de outubro, pelas 16h30;

– do Forte da Graça para exposição temporária organizada pela APPACDM de Elvas durante o mês de dezembro de 2022.

Atribuídos apoios a Associação Cultural e Desportiva da Belhó e Raposeira; Sociedade Recreativa da Terrugem; Rugby Club de Elvas; Sociedade Columbófila de Elvas, Centro de Recreio Popular da Boa Fé e Juventude Desportiva da Terrugem.