A Câmara Municipal de Elvas aprovou, esta quarta-feira, dia 27, a Alteração à Carta Municipal de Habitação, com duas abstenções.

As alterações realizadas ao documento vêm de encontro às necessidades levantadas pelo Município e que visam dar resposta a este mercado, nomeadamente de habitação a preços acessíveis e a famílias carenciadas.

Foi aprovada, também com duas abstenções, a alteração ao mapa do pessoal, e submeter a mesma à aprovação da Assembleia Municipal.

Os restantes pontos foram aprovados por unanimidade, nomeadamente a proposta de toponímia, da atribuição de nome de Joaquim Ventura Trindade a um arruamento da Urbanização da Carvalha em Elvas com a seguinte inscrição toponímica “Rua Joaquim Ventura Trindade – Presidente da Câmara, 1980/1982”. E foi feito um minuto de silêncio em memória de Joaquim Ventura Trindade. Aprovada atribuição de nome de Maestro Dr. António Simões de Carvalho Barbas a um arruamento da Urbanização da Carvalha em Elvas com a seguinte inscrição toponímica “Rua Maestro Dr. António Simões de Carvalho Barbas”.

Na área dos apoios sociais, foi aprovada a realização da iniciativa Férias Ativas, OMTL de curta duração, Viagens à Praia. Aprovada a realização da XXX Feira Escolar e entrega de Diplomas de Mérito.

Aprovado o requerimento apresentado por Nabão Sul – Construções Lda.

O Partido Social Democrata comunicou que tenciona manter neste Município, as estruturas de propaganda política destinada a promover a imagem do seu partido, tendo os eleitos aprovado as referidas estruturas.

Na área da cultura aprovado o Ciclo de Workshops a realizar no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) – “Sábados com Arte no MACE”, apresentação do livro “Versos da Aldeia”, António Brinquete; a apresentação do livro “Sem Nada a Perder”, de Pedro Inocêncio, e o programa de comemoração do Dia Internacional dos Museus.

Aprovado o contrato de co-edição entre a Letrasímpares/Booksfactory e a Câmara Municipal de Elvas para o livro “Elvas Antiga -Vol. II”, da autoria do Dr. Rui Jesuíno.

O protocolo a celebrar para a recuperação do Nicho de Nossa Senhora da Piedade, também foi aprovado.

Aprovada a atribuição de lembranças pecuniárias aos 6 árbitros e 2 jurados do 26º Torneio da malha do concelho de Elvas “João Brioso”.

Aprovadas as cedências seguintes:
– do Coliseu Comendador Rondão Almeida à Rádio Elvas e Associação Rádio Solidária;
– do Auditório São Mateus à AIAR – Associação de Desenvolvimento pela Cultura.

Atribuídos apoios à Associação Desportiva e Cultural da Calçadinha.