A Câmara Municipal de Elvas aprovou esta quarta-feira, dia 24, realização do GranFondo EUROBEC, a realizar no próximo ano, em parceria com os Municípios de Campo Maior e Badajoz.

O evento desportivo vai dinamizar as três localidades, prevendo-se que traga até Elvas milhares de praticantes da modalidade.

Os eleitos aprovaram a abertura de candidaturas a talhões nas hortas comunitárias, ao abrigo do Programa de Hortas Comunitárias do Município de Elvas, e que permite usufruir de um espaço de cultivo junto ao Centro de Convívio da Belhó Raposeira.

A proposta de deslocação a Viseu, no próximo dia 8 de setembro, no âmbito da assinatura do protocolo de Geminação Viseu-Elvas, foi aprovada, bem como os representantes do Município que irão acompanhar o mesmo.

Aprovada a proposta de protocolo de colaboração entre a Turismo do Alentejo, ERT e o Município de Elvas, para a dinamização da Rede das Fortalezas de Fronteira do Alentejo.

O protocolo de mecenato cultural a estabelecer entre a Fundação EDP e o Município de Elvas, para a edição do Catálogo do Projeto 15 anos de MACE: Aqui Somos Rede, do Museu de Arte Contemporânea de Elvas – Coleção António Cachola, foi também aprovado.

Foi abordada a reunião da Comissão de Acompanhamento do Centro de Recolha Oficial de Animais de Elvas, tendo sido aprovadas pelos eleitos as conclusões e determinações que resultaram da mesma.

O executivo tomou conhecimento da revogação do despacho nº 66/2022 de 22 de julho – designação do vice-presidente na ausência deste, bem como o despacho de delegação de competências no vereador Hermenegildo Rodrigues para assinatura de contratos.

Aprovada a requalificação do separador central da Avenida de Badajoz, tendo em conta as atuais condições climatéricas, de substituição da relva natural por outro material que necessite de menor manutenção, nomeadamente ao nível da rega, permitindo a poupança de água.

Aprovadas as cedências seguintes:

– do campo de futebol de relva natural do Estádio Municipal de Atletismo de Elvas ao Clube Desportivo de Badajoz,

– do Coliseu Comendador Rondão Almeida para realização de espetáculo musical.

Atribuído apoio à Associação Desportiva e Cultural da Calçadinha.