A Câmara Municipal de Elvas aprovou esta quarta-feira, a proposta de aquisição de viaturas de resíduos sólidos, que vai dar resposta às necessidades deste serviço.

O executivo tomou conhecimento e aprovou a proposta de remodelação de coletor de saneamento de águas residuais junto à Praça de Touros de Santa Eulália.
Aprovado o relatório Público para Concessão e Exploração da Cafetaria e Esplanada do Castelo de Elvas, e da Concessão e Exploração da Cafetaria e Esplanada do Forte da Graça.

Os eleitos aprovaram cessação do contrato que existia com a Junta de Freguesia de São Brás e São Lourenço, para a antiga escola Primária das Casas Novas, para ser celebrado com a Punishers Law Enforcement Motorcycle Club Portugal – Delegação de Elvas, para dinamização do espaço.

Analisada e aprovada a solicitação de espaço público para colocação do busto da Dra. Elsa Grilo, por um grupo de cidadãos, tendo ficado deliberado ser o executivo a decidir o local a ceder, entre o Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires e a Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo.

Aprovado o procedimento de venda em Hasta Pública de parcela de terreno destacada, localizada na União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim, com 5 ha, a realizar no próximo dia 23 de setembro, às 10h00, nos Paços do Concelho.

Aprovada a revisão orçamental IV e a adesão à plataforma ODS Local.

O executivo aceitou a doação de Livros, Cd´s e outros artigos no âmbito do 34º APLEC Internacional, assim como a parceria para a realização da Creactivitybus – Worshop itinerante do BPI e da Fundação «La Caixa».

Decidida a atribuição do nome de António Franco a uma rua de Elvas, na Quinta do Paraíso.

Os eleitos aprovaram a realização de um programa de televisão da Sporting TV e a realização, em Elvas, do Peditório Nacional Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Foram ainda aprovadas a realização de um estágio curricular, assim como Formação em contexto de trabalho de formação de Técnico de Contabilidade.

Na área social, aprovada a transmissibilidade de arrendamento em habitação municipal, o pagamento de dívida de refeição fracionado, a delegação de competências para a implementação das atividades de Enriquecimento Curricular e a proposta de Alteração ao Regulamento Municipal de Apoios Sociais do Município de Elvas, que prevê que os beneficiários de bolsas de estudo realizem atividades socialmente úteis, durante 15 dias, no Município de Elvas.

Aprovado a apoio à apresentação do livro “Sombras da Raia”, de Nuno Franco Pires, e a apresentação do livro “Elvas – Expansão da Cidade”, de Maria Luísa Cidraes, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo.
O executivo aprovou a designação de novo gestor de contrato.

Aprovado reagendamento do concerto de Carlos Araújo & Luís Ruvina – Hammond Project com o convidado Rui Veloso, para o dia 4 de outubro, no Cine-Teatro Municipal de Elvas.
os eleitos aprovaram o pedido de cabimentação para atribuição dos prémios monetários aos vencedores das respetivas provas e categorias do I Meeting Eurobec de Elvas, assim como a proposta de formação de nadadores salvadores.
Aprovadas as cedências seguintes:

– de transporte para a Casa de Acolhimento Residencial “Os Cucos”

– de transporte para a Banda Filarmónica de Portalegre,

– do campo relvado do Estádio Municipal de Atletismo de Elvas à seleção nacional portuguesa de futebol feminino sub 23,

– do anexo do Campo Patalino à equipa de veteranos do C.F. “Os Elvenses”,

– do Estádio Municipal de Atletismo de Elvas ao Rugby Clube de Elvas,

– do Campo António Semedo ao C.F. “Os Elvenses”,

– do Pavilhão Desportivo da Boa Fé ao Centro Recreativo e Popular da Boa Fé,
Atribuídos apoios à Associação Amigos da Bicharada e Sociedade Recreativa de Vila Fernando.