O executivo municipal de Elvas aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, a implementação do Orçamento Participativo 2023, que pretende aproximar o Município da população, procurando projetos que possam ser implementados no concelho, até ao montante de 25 mil euros, tendo sido aprovadas as normas de participação.
A programação do Cerco ao Forte, a realizar dias 6 e 7 de maio, no Forte de Santa Luzia, foi aprovada. A iniciativa, que conta com um programa de atividades diverso, de recriações históricas, animação itinerante e comes e bebes, entre outras, vai decorrer entre as 11h00 e as 00h00 de sábado e das 11h00 às 20h00, no domingo.
Os eleitos aprovaram os preços a praticar no Festival da Juventude e Académico de Elvas 2023, a decorrer no Colsieu Comendador Rondão Almeida, dias 2 e 13 de maio.
Aprovada a jornada contínua de trabalho nos serviços municipais, a partir de dia 2 de maio e até 1 de setembro, com os serviços administrativos, nos Paços do Concelho, a funcionar entre as 9h00 e as 15h00 e na abegoaria, no setor operário, das 7h00 às 13h00, sendo que os equipamentos municipais culturais mantêm o seu horário de funcionamento.
O executivo aporvou a realização das reuniões de câmara nas freguesias do concelho, entre o mês de maio e setembro, por forma a poder ouvir as peopulações do concelho, sessões que serão abertas ao público em geral.
Aprovadas as propostas de apoio económico, assim como a proposta de protocolo para a contratualização de refeições escolares no âmbito da realização do Desporto Escolar – Campeonatos Regionais.
Os eleitos aprovaram a realização das viagens à praia, previstas no programa de apoio social Família Mais, nos meses de julho e agosto.
O executivo aprovou a Comemoração do Dia Internacional dos Museus, a 18 de maio, com entradas gratuitas nos museus e a atividade “Uma Noite no Museu”, no dia 19.
Aprovaada a realização da apresentação dos Castellers de Vilafranca.
Aprovadas as cedências seguintes:
– de outdoor para as Jornadas Mundiais da Juventude
– de espaço cultural,
– de transporte para Movimento Concepcionista Secular ao Serviço dos Pobres,
– de transporte para a Liga Portuguesa Contra o Cancro,
– de transporte para ”O ELVAS” CAD,
– de 3 autocarros para Paróquia de Santa Luzia,
– de transporte para Caminhada e Construção de Laço Humano no âmbito do mês de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância,
– da sala polivalente da Biblioteca Municipal de Elvas “Dr.ª Elsa Grilo” para a PEPCO Portugal,
entradas gratuitas no Forte da Graça e no Forte de Santa Luzia para os participantes no Encontro do Clube 2CV de Badajoz,
– do Forte da Graça para a realização do Congresso Hispano-Luso “Las Sociedades Ibéricas en Transformación: cambios y permanencias (ss. XVIII-XIX)”
– das piscinas municipais de Elvas ao ar livre à ANICentro,
– do Pavilhão Desportivo Municipal da Boa-fé à Paróquia de Santa Luzia,
– do Forte de Santa Luzia para Caminhada Solidária.
Atribuídos apoios ao Núcleo de Fotografia e Cinema Amador – NEFCA, Clube Elvense de Natação, Associação Desportiva e Recreativa e Cultural de São Vicente, Associação Humanitária dos Bombeiros de Elvas, Associação Paraquedistas do Alto Alentejo e o adiantamento duodécimos Clube de Futebol “Os Elvenses”.