O Dia Internacional do Livro Infantil, assinala-se a 2 de abril, e para comemorar esta data a Câmara Municipal de Elvas organiza, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, um Workshop de ilustração, com a autora e ilustradora Carla Antunes, a partir das 10.30 horas.

A participação no vento está sujeita a inscrição prévia pelo email biblioteca@cm-elvas.pt; telefone: 628009660 ou na receção da Biblioteca Municipal, de segunda-feira a sexta-feira das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas.

A efeméride comemora-se em todo o mundo no dia do nascimento de Hans Christian Andersen, e a partir de 1967, este dia passou a ser designado por Dia Internacional do Livro Infantil, chamando-se a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.

Como é habitual, para assinalar este dia, a DGLAB disponibiliza um cartaz digital, da autoria do artista André Carrilho, vencedor do Prémio Nacional de Ilustração em 2021.

Também o IBBY internacional convida anualmente um país a dar o mote e a escrever um texto alusivo à literatura para a infância. Este ano da responsabilidade do Canadá, o texto é da autoria de Richard Van Camp e o cartaz de Julie Flett.

O cartaz de André Carrilho transmite a ideia que tem sido subjacente a este dia ao longo dos anos: que cada livro e cada história despertam sentimentos e emoções únicas, que nos ajudam a sonhar e a sentir algum conforto perante um mundo agitado como são as ondas revoltas do mar.

André Carrilho nasceu em 1974, em Lisboa.

É ilustrador, cartunista, animador e caricaturista. Galardoado com mais de 30 prémios nacionais e internacionais, já participou em exposições colectivas e individuais em Portugal, Espanha, Brasil, França, República Checa, China e Estados Unidos da América, entre outros países. O seu trabalho está publicado por uma extensa lista de jornais e revistas que inclui The New York Times, The New Yorker, Vanity Fair, New York Magazine, Independent on Sunday, NZZ am Sonntag, Harper’s Magazine, New Statesman e Diário de Notícias.

Em 2002, recebeu o Gold Award pela Society for News Design pelo seu portfólio de ilustração, um dos mais prestigiados prémios internacionais de ilustração. Em 2015, um dos seus cartoons sobre a epidemia do ébola tornou-se mundialmente viral e valeu-lhe o Grande Prémio no World Press Cartoon. Nesse mesmo ano, foi convidado a conceber o mural de caricaturas que decorou a famosa festa dos óscares da revista Vanity Fair. Em 2021, recebeu o Prémio Nacional de Ilustração, atribuído pela DGLAB, pelas ilustrações do livro A menina com os olhos ocupados, publicado pela Bertrand.