O Dia da Língua e Cultura Portuguesa assinala-se esta terça-feira, dia 5, e a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) tomou a iniciativa de, apesar da situação de pandemia, assinalar em todo o Alentejo esta conquista tão relevante para a nossa língua, o nosso chão, que tantas pontes culturais criou e cria na aproximação entre os Homens em todo o mundo através da sua cultura.

A DRCAlentejo celebra este dia com o projeto “NOSSA LÍNGUA – NOSSO CHÃO”, em parceria com a Chão Nosso, crl e a Andante Associação Artística, e em colaboração com rádios locais e bibliotecas municipais do Alentejo, que pode seguir no canal YouTube da Andante Associação Artística.

“NOSSA LÍNGUA – NOSSO CHÃO” celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa e pretende apoiar os esforços de valorização da nossa língua junto de diversos públicos. O projeto divulga através das nossas rádios, e para todos os públicos, textos de escritores de língua portuguesa – Almada Negreiros, António Torrado, Fialho de Almeida, Florbela Espanca, João Pedro Mésseder, Joaquim Figueira Mestre, Lídia Jorge, Manuel da Fonseca, Mia Couto, Rita Taborda Duarte, Sylvia Orthof, Vítor Encarnação, Virgínia Dias – que serão emitidos ao longo do dia 5 de maio, em todo o Alentejo. 

Unindo 260 milhões de falantes em quatro continentes, prevê-se que esta seja uma língua cada vez mais global e que no final deste século sejam 500 milhões a falá-la, o que lhe confere uma dimensão mundial justamente celebrada.

Em 17 de outubro de 2019 o Conselho Executivo da UNESCO aprovou, por unanimidade, a proposta dos países da CPLP para que este dia passasse a ser o Dia Internacional da Língua Portuguesa, facto que se assinala este ano pela primeira vez.