Convento de São Paulo

Avenida 14 de Janeiro nº 13
7350 Elvas

Existem frades paulistas em Elvas desde o final do séc. XIV, os quais se estabeleceram em diferentes locais, até à construção do Convento de São Paulo, na viragem para o século XVIII.

A primeira pedra do templo foi lançada pelo Bispo de Elvas, D. Alexandre da Silva a 28 de Outubro de 1679. No entanto, a igreja do convento, de estilo barroco, dedicada a Nossa Senhora dos Remédios, só estaria concluída a 31 de Dezembro de 1721.

A extinção das ordens religiosas em 1834 levaria ao fim do convento. O edifício sofreu um grande incêndio, perdendo-se todo o seu espólio. Da igreja só restou a frontaria e o convento arrasado foi reabilitado para albergar o Regimento de Caçadores 8 que utilizou o espaço como quartel. Durante uma fase da reabilitação do edifício foram-lhe entaipadas as portas. Aqui funcionou também o Tribunal Militar até 2004.

Em 29 de julho de 2016 foi lançado, pela Câmara Municipal de Elvas, um concurso público internacional referente ao convento de São Paulo. No âmbito do Programa REVIVE, o edifício foi recuperado e transformado num Hotel.