Exposição temporária

A Cidade Incompleta

A exposição A Cidade Incompleta, de Fernanda Fragateiro, reúne obras da última década (a mais recuada data de 2012) que, sob formas diversas, refletem sobre a relação entre espaço arquitetónico, a sua vivência e a história. Utilizando formas escultóricas que remetem para elementos arquetípicos da cidade (o muro, o pavimento, a grade) ou para objetos que convocam o corpo (como a cadeira ou a mesa), a exposição encontra-se agrupada por salas com ambiências específicas que propõem uma deambulação frequentemente interrompida ou dificultada.

Como é frequente no trabalho de Fernanda Fragateiro, a evocação da história do modernismo, a remissão para um conjunto de referências só intuídas ou claramente expressas e a construção de um puzzle de memórias coletivas propõe um desafio ao espectador, convidado a completar os hiatos com os seus próprios fantasmas ou expectativas.

Delfim Sardo