Arquivo Municipal (Convento de São Francisco)

Estrada da Calçadinha
7350-466 Elvas

O primeiro edifício conventual do frades franciscanos de Elvas foi fundado em 1518, num espaço próximo das muralhas. No entanto, devido à insalubridade do local a comunidade refundou o convento em 1591 junto ao Aqueduto da Amoreira, quando D. Fernando da Silva e a sua esposa D. Beatriz de Brito doaram grande parte do terreno.

Situado
num alto junto ao Aqueduto da Amoreira, o convento era sempre alvo de assédio em período de guerra, tendo mesmo sido visto por alguns militares como um entrave à defesa da cidade. Deste lado o inimigo podia acercar-se sem ser visto e até mesmo instalar-se aqui para atacar. Assim aconteceu em 1658 e 1659 quando os espanhóis o ocuparam para esse efeito e também no início do séc. XIX aquando das invasões francesas. A artilharia da praça deixa o edifício várias vezes em ruína motivo pelo qual foi muitas vezes alvo de reconstruções.

O convento de São Francisco de Elvas foi desocupado em 1834 pela Lei de expropriação dos bens das ordens religiosas, sendo afecto ao Cemitério Público em 1842.

Em termos arquitetónicos o edifício está totalmente descaracterizado do seu aspecto inicial devido a obras aqui efectuadas nos séculos XVII, XVIII e XIX; ainda assim é de uma monumentalidade interessante, tendo a igreja na frontaria uma galilé encimada por uma janela com uma decoração concheada tendo no topo duas torres sineiras. O interior da igreja é simples e dá acesso a um claustro pavimentado em calçada portuguesa.
Todo o convento sofreu obras de reabilitação e é desde 2006 ocupado pelo Arquivo Histórico Municipal de Elvas.

Agendamento de Consulta

A consulta de documentos no Arquivo Histórico Municipal de Elvas é feita mediante agendamento.

Para consultar documentos, deverá efetuar o pedido de uma das seguintes formas:

Depois de efetuado o pedido, será informado do dia da consulta por email, sms ou telefone.

O catálogo do Arquivo Histórico Municipal de Elvas encontra-se disponível para consulta Aqui