A Associação de Defesa do Consumidor – DECO, regressa neste mês de julho, ao atendimento presencial dos residentes no concelho de Elvas, com as sessões de apoio ao consumidor no âmbito do protocolo de colaboração, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo

A DECO considera estar reunidas as adequadas regras de higiene e de utilização das instalações para segurança de todos e, assim sendo, no mês de julho, o atendimento individual aos consumidores pelos técnicos da DECO será prestado presencialmente, no próximo dia 29 de julho.

Neste regresso à “nova normalidade”, será igualmente essencial promover uma ampla divulgação dos pontos de contacto para marcação dos atendimentos, acompanhada de informações sobre as condições de segurança implementadas para que os consumidores se sintam confiantes em recorrer às instalações físicas. A Associação continuará a monitorizar mensalmente a evolução da situação pandémica e a adotar as medidas adequadas.

Apesar de retomar o contacto presencial, a Associação de Defesa do Consumidor, DECO, perante o atual cenário que o país e o mundo atravessam, decorrente da pandemia COVID-19, permanece disponível para, diariamente, apoiar e esclarecer os consumidores sobre os seus direitos.

Os seus profissionais estão, neste sentido, disponíveis para auxiliar os interessados na resolução dos seus problemas relacionados com o consumo e para lhes prestar apoio e orientação financeira.

Lançam também algumas dicas online para ajudar os portugueses nas suas decisões, estando disponíveis para consulta nesta página.

Pode consultar o Guia | Os meus direitos durante a pandemia COVID-19 aqui.

Em caso de necessidade, pode utilizar os seguintes contactos para eventuais esclarecimentos, telefone: +351 266 744 564, e-mail: deco.alentejo@deco.pt.

Novo site para direitos para esclarecimento de dúvidas sobre  compras em linha

Nos primeiros cinco meses deste ano, a DECO recebeu cerca de 3 mil e quinhentas reclamações sobre compras em linha, o que se traduz num grande aumento face ao mesmo período do ano anterior. As queixas dos consumidores referem-se, na sua maioria, ao comércio de bens eletrónicos e eletrodomésticos, vestuário, calçado e brinquedos.

Assim sendo, e para esclarecer e apoiar o consumidor, a DECO  lança o site e-comprascomdireitos.pt que permite ao consumidor conhecer, com confiança, a quem, onde e como comprar e ainda apresentar diretamente os seus problemas à DECO.

Esta iniciativa foi realizada com o apoio do Fundo dos Consumidores da Direção Geral do Consumidor e em parceria com o .PT