A cultura catalã vai invadir Elvas, nos dias 26, 27 e 28 de agosto, com a realização do 34º Festival Internacional de Cultura Catalã APLEC.

A iniciativa vai encher o centro histórico de folclore, da região da Catalunha, num encontro que une as suas diversas expressões, e que junta na nossa cidade mais de 600 participantes, dos 34 grupos integrantes, para dar a conhecer a sua cultura.

Ao longo de três dias, residentes e visitantes vão poder assistir a espetáculos de dança, como a tradicional sardana, gigantes, diabos, habaneras, jogos tradicionais e também exposições e palestras-

O arranque deste evento está marcado para dia 26, com a receção institucional à Catalunha e aos grupos participantes, e que conta com a presença do presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida; a consellera da Ação Externa do Governo da Catalunha, Victòria Alsina; e o Delegado do Governo da Catalunha em Portugal, Rui Reis.

O Aplec Internacional, um encontro que une as diversas expressões do folclore catalão, decorre deste 1988 e tem levado a cultura catalã a várias cidades da Europa, tendo em Portugal decorrido apenas na cidade de Lisboa, no ano de 2002, e já passou por diversas partes do mundo como Paris, Frankfurt ou Washington.

O evento é organizado pela Delegação do Governo da Catalunha em Portugal, Câmara Municipal de Elvas e Adifolk, entidade que promove a cultura popular catalã ao nível nacional e internacional.

Programa completo aqui.