O Centro de Negócios Transfronteiriço, em Elvas, foi adaptado a estrutura de apoio à pandemia de COVID-19.

Esta ação foi levada a cabo pelo Município de Elvas, em colaboração com a Segurança Social, Bombeiros Voluntários, Proteção Civil, Cruz Vermelha e Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano.

A infraestrutura conta com duas unidades autónomas para o auxílio no combate à pandemia, imediatamente aptas para funcionar em caso de necessidade, uma destinada a acolher utentes de lares não infetados com o vírus e a outra com a função de apoiar o Serviço Nacional de Saúde.

Ambas estão devidamente equipadas e apetrechadas com os equipamentos necessários para as funções que irão desempenhar, contando com camas articuladas elétricas, cadeirões, mesas de apoio e cobertores.

Como apoio a estas unidades, as casas de banho foram devidamente adaptadas e foram transformados determinados espaços para a confeção de alimentos, armazenamento de produtos de higiene, armazenamento de material médico e armazenamento de material genérico.

A unidade que irá acolher utentes dos lares conta com 17 camas, apresentando condições para albergar outras 17, tendo uma disponibilidade total de 34 camas.

A unidade de apoio ao SNS, situada na nave mais recente do CNT, conta com 68 camas articuladas elétricas.

As 85 camas encontram-se inseridas em quartos individuais, juntamente com os restantes equipamentos.