A InnovPlantProtect formalizou na passada sexta-feira, dia 24, a constituição do seu Conselho Consultivo em reunião, realizada na Câmara Municipal de Elvas.

A data assinalava também o primeiro ano de existência, após a escritura pública de 24 de janeiro de 2019 formalizada entre os onze associados fundadores, incluindo o município de Elvas.

O Conselho Consultivo da InnovPlantProtect é composto por quinze membros, numa perspetiva de contribuírem para a estratégia da organização, assente no desenvolvimento de novas estratégias e soluções inovadoras para a proteção de plantas.

No ato de constituição foi manifestado reconhecimento do projeto e da pertinência que o mesmo representa para o contexto do território, da Ciência e da Agricultura, por todos os presentes, numa sessão conduzida pelo Diretor Executivo, professor Pedro Fevereiro, e pelo vereador Sérgio Ventura.

Esta entidade, com o título de Laboratório Colaborativo (CoLAB), atribuído pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), encontra-se em fase de instalação no edifício da antiga “Estação de Melhoramento de Plantas”, em cooperação com o polo de Elvas do Instituto de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV). Do processo de instalação, encontra-se a decorrer a integração, até março, da equipa técnica do CoLAB que contará com um quadro de investigadores de grande mérito e reconhecido valor nacional e internacional, num projeto com financiamento pelo Fundo Social Europeu.