A Conferência ‘Mobilidade Laboral Transfronteiriça’ promovida pela Eurocidade Elvas-Campo Maior-Badajoz (Eurobec) em formato online, decorreu no dia 15 de junho.

Dotada de um painel de oradores especialistas nas áreas do contexto laboral entre fronteiras, bem como do testemunho do Grupo Nabeiro (representado pela Diretora de RH, Ana Rita Lopes) que procede a contratações em ambos os lados da fronteira e do professor Luis Fernando de La Macorra Y Cano da Universidade da Extremadura que, enquanto trabalhador transfronteiriço, oportunamente mencionou as vantagens, benefícios e dificuldades sentidas por quem vive em Portugal (Elvas) e trabalha em Espanha (Badajoz), a sessão teve grande recetividade por parte do público, contando com mais de uma centena de inscritos.

A abertura contou com a participação dos representantes das três Câmaras da Eurocidade, designadamente, Sérgio Ventura, vereador da Câmara Municipal de Elvas, João Muacho assumindo a dupla função de presidente da Câmara Municipal de Campo Maior e atual presidente da Eurobec e Francisco Fragoso, presidente da Câmara Municipal de Badajoz. O programa, que congregou a intervenção de representantes da Rede EURES, designadamente Maria José Comenda e Nacho Sánchez García, Conselheiros EURES do Alentejo e Badajoz, respetivamente, do  Centro Distrital de Segurança Social do Alto Alentejo, pela voz de Elsa Fonseca. Carlos Alberto Fernandes Sampaio foi o especialista designado para as temáticas ligadas à Fiscalidade.

O evento está disponível nas redes sociais da Eurocidade.

A conferência teve o apoio à organização da ADRAL e foi realizada no âmbito do projeto Eurobec, cujo objetivo consiste em consolidar o processo de criação da Eurocidade Elvas-Badajoz-Campo Maior, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e pelo Programa Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.