No seguimento do comunicado da Câmara Municipal de Elvas, relativamente aos mais de 900 computadores portáteis que se encontram à disposição dos Agrupamentos Escolares, informa-se o seguinte:

– Foi comunicado aos Agrupamentos Escolares que os mais de 900 computadores portáteis se encontram sob a sua responsabilidade, podendo ser disponibilizados aos alunos que deles necessitem.

– O levantamento das necessidades dos alunos é feito única e exclusivamente pelos Agrupamentos Escolares, sem a intervenção do Município de Elvas.

– A entrega do equipamento é efetuada pelos Agrupamentos Escolares.

– Estes podem funcionar como portáteis ou como tablets, sendo o ecrã tátil e podendo funcionar sem o teclado, e têm à sua disposição uma caneta para este efeito.

– Estão preparados para servir os alunos de todos os anos escolares, desde o 1º ciclo ao ensino secundário.

– Apresentam o software original: Windows 10 Education.

– Para que os alunos possam usufruir das funcionalidades do Office 365 e do Skype, devem os Agrupamentos Escolares proceder à criação de um e-mail escolar para que o aluno possa ter acesso a esta plataforma online e gratuita.

– No que diz respeito à realização de videochamadas, estes dispositivos contam com uma câmara e um microfone incorporados.

– Para os alunos que não têm acesso à internet, o Município de Elvas coloca à disposição dos Agrupamentos Escolares, a partir do dia 27 de abril, 300 acessos móveis para este fim. Os custos relacionados com estes dispositivos são integralmente suportados pela autarquia, até ao final do ano letivo.