O presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, esteve em reunião, no passado sábado, em Santa Eulália e na Terrugem para encontrar soluções para estas freguesias e continuar o trabalho de proximidade entre autarquia e população.

Em Santa Eulália, o presidente reuniu com a presidente da Junta, Ana Sofia Alves, e uma comissão de pais da freguesia, ligada à Associação Humanitária local para encontrarem um destino a dar ao edifício do antigo Lar de idosos.

Do encontro, que contou também com a presença do vereador Tiago Afonso, saiu a decisão de concluir os trabalhos para instalação de um ATL destinado às crianças da localidade.

O presidente Rondão Almeida avançou ainda a possibilidade de ampliar o espaço existente, para juntar ao ATL uma nova valência social para os idosos de Santa Eulália.

Antes de deixar Santa Eulália o presidente passou pelo edifício da antiga moagem, hoje propriedade da Segurança Social. A visita teve o objetivo de avaliar o estado da infraestrutura, visando a sua futura requalificação e reutilização.

Na Terrugem, o comendador José Rondão Almeida, ao reunir com o presidente da Junta, Manuel Bandarra, e da Assembleia de Freguesia, Júlia Brinquete mostrou intenção em reabrir uma creche.

Nesta fase o Município aguardará que a Associação de Beneficência Amigos da Terrugem (ABAT) realize as eleições para os seus órgãos sociais e estes decidam depois se pretendem ou não reativar a creche da instituição. Se tal não se verificar, a Câmara e a Junta manifestam-se disponíveis para apoiar a abertura de uma nova creche nas instalações da antiga Escola Primária, ficando a valência a cargo de uma associação a ser criada na freguesia.

O presidente Rondão Almeida aproveitou ainda a passagem pela Terrugem para tomar contacto no terreno com um conjunto de artérias e espaços que poderão vir a ser objeto de diversas requalificações. Segundo o autarca, “é nossa intenção avançar com a requalificação de prédios degradados, para incluir na estratégia de habitação do concelho de Elvas, cujo acordo já existe com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, o IHRU”.