O GTC – Grupo de Trabalho Concelhio de Elvas (Bibliotecas) reuniu esta terça-feira 21, na Biblioteca do Museu Militar de Elvas, para articular ações a desenvolver em conjunto.

Neste âmbito, os participantes decidiram realizar um protocolo para a efetivação da Rede de Bibliotecas do Concelho de Elvas (RBEL), assim como cooperar no âmbito dos recursos biblioteconómicos, e projetos de dinamização da leitura partilhados.

No âmbito dos trabalhos realizados destaque para a preparação entre todos os parceiros da Semana da Leitura, a realizar-se de 9 a 13 de março, e que contemplará atividades durante todo o mês de março.

Este Grupo de Trabalho é constituído pelas professoras bibliotecárias dos estabelecimentos públicos de educação e ensino do concelho com biblioteca, da coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, da Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo e do seu Serviço Educativo, Colégio Luso-Britânico e das bibliotecas das seguintes instituições: Centro de Documentação da Europe Direct, Biblioteca da Escola Superior Agrária de Elvas ( Bibliotecas do Instituto Politécnico de Portalegre), Estabelecimento Prisional de Elvas e Museu Militar de Elvas.

O objetivo deste grupo de trabalho é assegurar e promover um trabalho colaborativo entre estas entidades, tendo como finalidade a racionalização e otimização de recursos, a troca de experiências e boas práticas, a promoção da leitura e das literacias, a animação pedagógica e cultural, a produção em conjunto de instrumentos de gestão, de apoio e de orientação, de recolha de dados e de difusão da informação.