A Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo acolhe a iniciativa “Yoga Suave na Cadeira”, da Federação Portuguesa de Yoga, e que será ministrada por Bertila Ribeiro, a partir de dia 17 de fevereiro, segunda-feira.

A iniciativa destina-se a pessoas com mobilidade reduzida, incluindo pessoas em cadeiras de rodas, doentes com esclerose múltipla, doentes oncológicos, pessoas com excesso de peso ou problemas nas articulações, sendo que esta decorre no horário das 10.30 às 11.30 horas, às segundas-feiras. Os participantes devem vestir roupa confortável, meias quentes para a realização de exercícios com os pés descalços.

As inscrições devem ser feitas na Biblioteca, através do email: biblioteca@cm-elvas.pt, ou pelo telefone: 268 009 660.

A atividade, integrada no programa de comemoração dos 20 anos da Federação Portuguesa de Yoga, e traduz-se na introdução à prática física do Yoga, que é a consciencialização da respiração e do corpo, das tensões, dos pensamentos.

Este reconhecimento de si próprio pode e deverá ser feito em uma posição confortável e, aí, entra a cadeira. A utilização de uma cadeira torna o Yoga acessível a pessoas com limitações de estabilidade ou de mobilidade. Este tipo de prática é recomendado para pessoas da terceira idade, com excesso de peso, com problemas articulares nas extremidades inferiores, com esclerose múltipla ou pessoas em cadeiras de rodas. Alguns benefícios: estimula o sistema imunitário, estimula a eliminação de toxinas do corpo, facilita a digestão e melhora a mobilidade da parte inferior das costas. A nível mental e emocional, esta prática aumenta a auto estima, auto confiança, reduz o stress, melhora a concentração e a memória.