A Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo marcou presença esta quarta-feira, dia 29, na Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias de Castelo Branco, na apresentação dos Planos Locais de Leitura (PLL).

A iniciativa contou com a presença da comissária do Plano Nacional de Leitura, Teresa Calçada, para os concelhos das Comunidades Intermunicipais da Beira Baixa, Beira e Serra da Estrela e Alto Alentejo, com vista à celebração de acordos de parceria com as autarquias.

Apostando numa política pública de leitura a nível nacional e local, foram convidadas as autarquias para a assinatura de um acordo de parceria, com vista ao desenvolvimento de um Plano Local de Leitura que potencie os meios existentes, agregando diferentes parceiros e beneficiando, em cada território, de um trabalho colaborativo ancorado nas comunidades intermunicipais e associações de municípios.

Na primeira etapa do PNL, iniciada em 2006 e concluída em 2016, foram muitas as câmaras municipais que se associaram ao Plano, levando a cabo inúmeras ações de parceria, envolvendo escolas, bibliotecas municipais e escolares e a comunidade.

A leitura mantém-se como uma prioridade política na atual legislatura, sendo considerada um direito humano e uma condição básica para o acesso ao conhecimento, o enriquecimento cultural, o desenvolvimento da cidadania e o progresso económico e social do país.