A Banda 14 de Janeiro assinalou esta terça-feira, dia 14, o seu 65º aniversário com casa cheia, de todas as idades, e que têm em comum o gosto pela aprendizagem musical.

As comemorações tiveram lugar na sede, tendo contado com a presença do presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, e do vice-presidente Cláudio Carapuça, tendo o presidente desejado à coletividade um feliz aniversário, assim como manifestou o seu apoio, dentro daquelas que são as competências próprias do Município, sublinhando o dinamismo e a importância que a mesma desempenha no ensino.

O autarca aproveitou ainda para informar que dentro em breve vão-se iniciar as obras na sede da coletividade, de forma a dotá-la de melhores condições para o ensino da música.

A Banda 14 de Janeiro foi fundada em fevereiro de 1952, na Sociedade Recreativa 1º de Dezembro, tendo-lhe sido atribuído o nome de Banda 1º de Dezembro. Em 1955, por razões de ordem pessoal, desliga-se da coletividade e, a 12 de janeiro de 1955 é-lhe atribuído, por estatuto, o atual nome de Banda 14 de Janeiro.

Como a data de 14 de janeiro possui um importante significado histórico para a cidade de Elvas, data em que se assinala a célebre “Batalha das Linhas de Elvas”, que consolidou a independência Nacional e se estabeleceu o Feriado Municipal da Cidade de Elvas, é neste dia que a Banda celebra o seu aniversário.