O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, recebeu na manhã desta sexta-feira, dia 21, o Certificado de Qualidade do Balcão Único de Atendimento do Quality Evaluation Center, num ato que se realizou no salão nobre dos Paços do Concelho.

Esta certificação resulta de um processo implementado e monitorizado, iniciado em 2020, e recebeu dia 3 de agosto parecer favorável da auditoria final de concessão, tendo por base a norma ISO 9001:2015.

O presidente da Câmara salientou a importância desta certificação para o Balcão Único, dado que é um espaço onde os munícipes se deslocam para resolver situações da competência da autarquia, e “são boas notícias para quem precisa do Balcão Único, nomeadamente os munícipes, que têm uma garantia de que os seus assuntos são tratados, com determinado tipo de procedimento e obtêm uma resposta que pretendem obter, dentro daquilo que são os procedimentos legais”.

O autarca referiu ainda que com este processo “os procedimentos e a forma como os assuntos são tratados, em que são esquematizados, controlados e analisados constantemente, assentam numa melhoria contínua” dos serviços. Neste processo o serviço conta com uma estrutura interna que lhe proporciona o apoio necessário e avalia os procedimentos realizados.

Ricardo Pereira, da Quality Evaluation Center, afirmou estar satisfeito pelo “caminho do município e do Balcão Único, na melhoria constante do que fazem, e que vai de encontro a quem utiliza este serviço, estruturado num sistema de gestão que dá resposta a estes aspetos”.

O certificado é valido até 2023, sendo, no entanto, alvo de monitorização para verificar se o município continua a cumprir as normas estabelecidas pela certificação.