Atendimento ao Consumidor

O serviço de atendimento ao consumidor da Deco vai, a partir de 5 de abril, proporcionar atendimento presencial aos consumidores. Em Elvas o atendimento será feitona data já estabelecida, dia 28 de abril, quarta-feira, das 10 às 12 horas.

Nestas sessões pode obter informação sobre os seus direitos como consumidor, apoio na apresentação de uma reclamação, orientação económica na gestão do seu orçamento, e apoio na renegociação dos seus créditos.

A utilização deste serviço é feita mediante inscrição prévia através do telefone 268 639 740 ou via e-mail biblioteca@cm-elvas.pt.

Gabinete de Aconselhamento de Energia

A DECO apresenta uma nova valência, o Gabinete de Aconselhamento de Energia, que tem como objetivo promover uma maior proteção dos consumidores no setor da energia, tendo como especial preocupação a pobreza energética.

Este Gabinete, que vai estar também disponível como uma mais-valia para os munícipes elvenses, no âmbito da parceria estabelecida entre as duas instituições, surge no contexto do projeto STEP (Soluções para Combater a Pobreza Energética), financiado pelo programa H2020 da UE, do qual a DECO é entidade parceira, bem como organizações de consumidores da Bulgária, Chipre, República Checa, Letónia, Lituânia, Polónia, Portugal, Eslováquia e Reino Unido. A estes juntam-se uma organização europeia de consumidores (BEUC) e uma equipa de investigação do Reino Unido (ADE- Research).

O projeto pretende assim: 

  • Ajudar os consumidores em situação de pobreza energética nos nove países a economizar energia e a melhorar o seu padrão de vida.
  • Aconselhar os consumidores para um consumo mais eficiente de energia e como isso pode ajudá-los a economizar e a melhorar a sua saúde e bem-estar.

Os temas a abordar no aconselhamento incluem a eficiência energética em casa, a gestão de consumos, os direitos do consumidor de energia, a compreensão do funcionamento do mercado de energia, os mecanismos de apoio ao consumidor em situação de pobreza energética. 

Mais esclarecimentos sobre o projeto STEP, poderá contactar a coordenação do projeto através do email: energia@deco.pt, relativamente a eventuais questões relacionadas com este serviço e a sua disponibilização, poderá contactar decoregioes@deco.pt

Âmbito: Receção dos pedidos dos munícipes, no âmbito das competências do Município de Elvas; Consequente tramitação para os serviços municipais, quando aplicável e resposta final ao pedido dos munícipes.

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