O Dia Mundial da Criança assinala-se a 1 de junho. Em Elvas, nas últimas décadas, a data tem sido associada à Feira Escolar do Concelho, no Jardim Municipal da cidade, com os mais novos a fazer uma grande festa que junta várias gerações, numa verdadeira festa da família. Esta altura do ano possibilitava também que a Câmara municipal de Elvas fizesse a entrega simbólica de uma prenda às crianças do pré-escolar e primeiro ciclo do Ensino Básico do concelho.

Este ano, devido à alteração de rotinas que se vive por todo o mundo, este convívio foi profundamente alterado e iremos apenas entregar uma pequena lembrança nos jardins-de-infância públicos do concelho e proporcionar algumas atividades, seguindo as recomendações da DGS.

O que não significa que as crianças deixem de estar no nosso coração. Em especial agora, quando todas elas, tal como as pessoas de idade mais avançada, estão incluídas nas faixas etárias merecedoras de mais atenção, por parte da juventude e da população ativa.

Por isso, no dia-a-dia municipal, a Câmara de Elvas tem as crianças no centro das suas atenções. Na reabertura dos restantes estabelecimentos escolares, vamos estar lá, atentos ao que for necessário para a melhoria do que lhes pudermos proporcionar, porque cada criança merece o melhor de cada um de nós. 

Nuno Mocinha

(Presidente da Câmara Municipal de Elvas)