A apresentação oficial do 34ª APLEC Internacional Elvas teve lugar na manhã desta quinta-feira, dia 25, no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires.

A sessão, aberta à comunicação social, contou com a presença da vereadora da Câmara Municipal de Elvas, Paula Calado, do presidente da Adifolk, Ivan Besora e do vice-presidente Oriol Rámirez.

Paula Calado mostrou-se muito satisfeita por uma “cidade do interior do país” receber este evento tão “importante de promoção da cultura catalã”, que traz a Elvas centenas de participantes, assim como as suas famílias.

O presidente da Adifolk, Ivan Besora, entidade que promove a cultura catalã, salientou que este é um evento que tem percorrido “toda a Europa e esteve nos Estados Unidos”, e que a cidade foi escolhida depois de contactos em 2021, com a Direção Regional de Cultura do Alentejo, e Elvas, “desde a primeira hora, mostrou-se disponível para avançar”.

Oriol Ramirez explicou que os grupos participantes foram escolhidos pela qualidade e território, estando representada a Catalunha de norte a sul, mediante inscrição.

O 34º APLEC Internacional Elvas tem início esta sexta-feira, dia 26, a partir das 18 horas, na Praça da República.

Este é um evento único, que em Portugal só se realizou em Lisboa, há 20 anos, e que vai encher o centro histórico de Elvas de folclore, da região da Catalunha, num encontro que une as suas diversas expressões, e que junta na nossa cidade mais de 600 participantes, dos 34 grupos integrantes, para dar a conhecer a sua cultura.

Ao longo de três dias, residentes e visitantes vão poder assistir a espetáculos de dança, como a tradicional sardana, gigantes, diabos, habaneras, jogos tradicionais e também exposições e palestras.