As 35 medidas implementadas pela Câmara Municipal de Elvas, para apoio às famílias e empresas, como forma de atenuar as dificuldades económicas provocadas pela pandemia da Covid-19, estão a atingir milhares de pessoas no concelho de Elvas.

Assim, o Cartão da Idade de Ouro teve 101 novas atribuições, nas últimas semanas, resultantes do rendimento mensal máximo per capita para ter acesso a este benefício ter aumentado de 550 euros para o valor do salário mínimo nacional (665 euros). A Câmara Municipal de Elvas continua a proceder ao pagamento nos domicílios a cerca de 800 utentes com direito a este benefício.

Nos meses de fevereiro e março passados, que correspondeu ao período em que os alunos não tinham aulas presenciais nem refeições nas suas escolas, a Câmara Municipal entregou 1409 cabazes de alimentos a alunos integrados em famílias carenciadas, para atenuar a falta diária dessas refeições escolares. Neste momento, 1320 alunos são abrangidos por refeições gratuitas nos refeitórios escolares, englobando os que beneficiam dos escalões A e B. O transporte escolar, neste momento, é gratuito para todos os alunos dos escalões A e B, num total de 366 crianças e jovens. O aumento do rendimento familiar anual per capita, de seis mil para 8962 euros, possibilitou que mais 44 bolsas de estudo fossem atribuídas, no valor de 150 euros por mês.

No arrendamento de habitações, propriedades do Município, houve duas atualizações do valor da renda e três prorrogações do pagamento de rendas de habitação.

Nos programas Ocupação Municipal Temporária de Jovens (OMTJ)) e Ocupação Municipal Temporária Solidária (OMTS), que tiveram aumentos das bolsas mensais de 250 para 300 euros, foram abrangidos 35 jovens no OMTJ e 88 no OMTS