O nosso Aqueduto da Amoreira completa hoje 400 anos e é, sem sombra de dúvida, o bilhete-postal que muitos dos que nos visitam levam na memória.
Uma obra que levou quase um século para estar concluída, o que viria a acontecer em 1622, quando a água começou a correr na Fonte da Misericórdia. Os elvenses foram os grandes “financiadores” deste enorme monumento já que devidos às elevadas despesas de construção foi necessário reforçar os impostos para financiar a construção, o denominado imposto do Real d’Água.
Um monumento que foi classificado em 2012 Património Mundial, pelo seu estado de conservação e autenticidade. Uma obra gigantesca, com mais de 8 km de extensão, 843 arcos, e que se desenvolve desde a nascente principal em galerias subterrâneas numa extensão de 1367 metros e depois ao nível do terreno e em arcadas que chegam a superar os 30 metros de altura.
Uma obra prima de arquitetura, cuja construção foi dirigida por Francisco de Arruda, que foi também o responsável pelas obras da Sé de Elvas.
Hoje em dia, para manter o estado de conservação deste monumento ímpar em todo o mundo, decorrem trabalhos de requalificação, que lhe vai permitir continuar a ser o pano de fundo de tantas memórias de elvenses e turistas.
Cabe-nos a todos zelar pelo nosso património e a Câmara Municipal tudo fará para manter e conservar o que é de todos nós!
O presidente da Câmara Municipal de Elvas
Comendador José Rondão Almeida