As comemorações dos 363 anos da Batalha das Linhas de Elvas arrancaram ao início da manhã do feriado de 14 de janeiro com a cerimónia de hastear das bandeiras no edifício dos Paços do Concelho. O ato contou com a presença de todo o executivo municipal e dos presidentes e representantes das juntas de freguesia do concelho.

Seguiu-se a cerimónia militar junto ao Padrão da Batalha das Linhas de Elvas, no sítio dos Murtais, para homenagear os mortos em combate a 14 de janeiro de 1659. Foram depositadas flores no monumento pelos representantes de várias entidades civis e militares, entre os quais o presidente da Câmara de Elvas, comendador José Rondão Almeida, e o diretor da Direção de História e Cultura Militar do Exército, Major-general Aníbal Alves Flambó.

Depois da cerimónia no Padrão, o autarca e o diretor depuseram coroas de flores no túmulo do General André de Albuquerque Riba-fria, na Igreja de São Francisco, junto ao cemitério.

As comemorações do feriado municipal culminaram na antiga Sé, com a celebração do Te Deum de Ação de Graças, presidido pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho.

A iniciativa contou com solenização pelo Coro Beato Aleixo Delgado, tendo sido incorporado o estandarte do Município de Elvas nesta celebração religiosa.

A Câmara Municipal de Elvas, e entidade organizadora das comemorações, marcou presença nesta iniciativa, com a vice-presidente Anabela Cartas, acompanhada pela presidente da Assembleia Municipal, Graça Luna Pais.