A cidade de Elvas comemora o 11º aniversário da sua classificação como Património da Humanidade, pela UNESCO, com um programa diverso e cujo destaque vai para um espetáculo de video mapping na Sé de Elvas.

Esta sexta-feira, dia 30 de junho, para além do já anunciado espetáculo de vídeo mapping e concerto da banda “A Portuguesa”, haverá mais surpresas com a subida ao palco do fadista Marco Rodrigues e o grupo de cantares “Os Boinas”, num concerto que une vários estilos musicais.

O programa inicia-se com o concerto do grupo “A Portuguesa”, um projeto musical de fado, que tem como fadista, Raquel Guerra, natural de Elvas, com raízes e tradição familiar neste estilo musical e gosto especial pela dança.

Com um conjunto de artistas convidados, é apresentada a sonoridade de fado dançado e contemporâneo, uma aliança desta tradição musical portuguesa, que de forma contemporânea recupera os tempos em que o fado era bailado e promove uma viagem transatlântica da canção urbana de Lisboa desde o tradicional, à morna, samba, tango, bolero, etc.

MARCO RODRIGUES
Marco Rodrigues é um dos nomes maiores do Fado. Natural de Amarante, conta com uma carreira sólida e intensa de mais de 20 anos, dois prémios da Grande Noite do Fado, um Prémio Revelação Amália Rodrigues, duas nomeações aos Grammys Latinos, cinco álbuns em nome próprio, partilhas em disco e em palco com nomes conceituados como Mariza, Carlos do Carmo, Fernando Alvim, Boss AC, Mafalda Arnauth, Maria Gadú, Diogo Piçarra e Marisa Liz, o reconhecimento do público e da imprensa em Portugal e no estrangeiro, atuações lotadas em salas de toda a Europa, América Latina e Angola e a direção artística do Café Luso e da Adega Machado, em Lisboa.
Do seu percurso discográfico notável fazem parte o álbum de estreia “Fados da Tristeza Alegre” (2006), distinguido com o Prémio Amália Rodrigues 2007, na categoria Revelação; “Tantas Lisboas” (2010), registo que o leva a alcançar um reconhecimento mais abrangente em Portugal e no estrangeiro; “Entre Tanto” (2013), disco aclamado pelo público e pela crítica com o atingir da sua maturidade criativa; “Fados do Fado” (2015), produzido por Diogo Clemente nomeado para o Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum Folk; o sucesso de vendas “Copo Meio Cheio” (2017), que dá a conhecer “O Tempo”, tema escrito por Diogo Piçarra que se torna um dos maiores sucessos da sua carreira e cujo videoclipe ultrapassa as 11 milhões de visualizações, número astronómico para um fadista; e o single estrondoso “Amor em Construção”, um dueto com Marisa Liz.
2021 traz-nos a notícia da edição do seu novo disco, produzido pelo amigo e parceiro de longa data Tiago Machado e que mantem a sonoridade do álbum anterior, não esquecendo o Fado tradicional, a essência de Marco Rodrigues. A apresentação fica a cargo de “Eu Sou do Roque” – com letra e música de David Fonseca (um estreante nas lides do Fado) -, um inebriante e surpreendente single, que nos fará, no mínimo, sorrir e, irremediavelmente, querer dançar. Porque aprendemos que o Fado também se dança.

GRUPO OS BOINAS
Grupo Coral “OS Boinas” foi fundado em 20 de novembro de 2014, em Ferreira do Alentejo. O grupo ensaia todas as sextas-feiras, às 21h30, na Casa do Povo de Ferreira do Alentejo.

Os “altos” são José Luís; Ricardo; João Caldas e os “pontos” Fernando; João Caldas; Luís Mendes; Manuel Torrado.

Cantam modas extraídas do que dizem ser o “cancioneiro popular” como, por exemplo, “Ferreira do Alentejo”; “O toque da viola”; “Ó vizinha tem cá lume”.

o trajeto deste grupo de cante alentejano, que junta pastores, contabilistas e engenheiros, dos 9 aos 64 anos, tem sido um caso de sucesso, com algumas dores de crescimento pelo meio.

O espetáculo une a efervescência da criatividade à riqueza da tradição e à imensidão da história, num espetáculo de tirar o fôlego, uma performance audiovisual ao vivo, única e irrepetível.

Uma experiência imersiva num show de 40 minutos permitindo que o público se envolva profundamente na narrativa e na atmosfera criada pela tecnologia do vídeo mapping.

Prepare-se para se maravilhar com uma experiência inovadora de vídeo mapping ao vivo, LUX ELVAS, que promete levar o público numa jornada visual única. Este espetáculo extraordinário é uma fusão entre tradição, etnografia e arte digital e é o resultado de uma colaboração entre o artista visual Pedro Zaz e o coletivo United VJs, a ADLC audiovisuais e a produção criativa da Cósmica. Esta fusão de criatividade resulta numa performance audiovisual impressionante, que despertará os sentidos e deixará uma marca duradoura nos corações dos espetadores

Uma oportunidade imperdível para celebrar a diversidade cultural de Elvas e testemunhar a confluência entre memórias, culturas e videoarte.

Durante 40 minutos, os espectadores serão transportados para um mundo onde a riqueza cultural de Elvas ganha vida de forma criativa. Por meio de conteúdos imagéticos e sonoros cuidadosamente elaborados, o espetáculo estabelece ligações profundas com o património da cidade e do Alentejo, mergulhando nas histórias da região.

Uma organização da Câmara Municipal de Elvas.

Nos dois dias haverá ainda animação com dj e percussão.

Programa:
Sexta-feira, 30 junho
19h00 – 21h00 Quintas Percussion e DJ Dinga
21h30 – 23h00 Concerto “A Portuguesa”, Marco Rodrigues e “Os Boinas”

23h00 – 23h40 Vídeo mapping show

Sábado 1 julho