Para Câmara e Arkus, “Velhos são os Trapos”

A Câmara Municipal de Elvas e a Arkus – Associação Juvenil assinaram um protocolo de colaboração para a realização das atividades do projeto “Velhos são os Trapos”. O referido protocolo tem como objetivo o desenvolvimento social e local, apostando na saúde e no bem-estar dos idosos.

O âmbito territorial deste protocolo abrange todo o concelho de Elvas, tendo em conta uma maior proximidade com os idosos. Com o projeto “Velhos são os Trapos” pretende-se colaborar com os lares do concelho, para proporcionar momentos de alegria e felicidade, com o objetivo de continuar a dinamizar Elvas, elaborando projetos que contribuam para a fixação da população e para o entretenimento da mesma. Nesse sentido, este protocolo debruça-se acerca das problemáticas atuais, tendo especial atenção no entretenimento das camadas mais idosas.

A Câmara Municipal de Elvas disponibiliza cinco pessoas inscritas no programa OMTJ (Ocupação Municipal Temporária de Jovens), que, devidamente formadas pela Arkus, vão dinamizar as atividades planificadas. Vão ser avaliadas as necessidades de cada um dos lares de terceira idade envolvidos, para deste modo individualizar cada intervenção, de acordo com as necessidades dos utentes e, de uma forma eficaz, melhorar o seu dia-a-dia.

As atividades vão ser coordenadas pela Arkus e planificadas com alguma diversidade semanal, abrangendo diversas áreas, tais como estimulação cognitiva, expressão plástica e atividades físicas, entre outras.