Dom. Abr. 22 | horas: 10:00 - 06:00PM
Ter. Abr. 24 | horas: 17:00 - 01:00PM
Ter. Abr. 24 | horas: 21:30 - 11:00PM

359 anos da Batalha das Linhas de Elvas assinalados em janeiro

As comemorações dos 359 anos da Batalha das Linhas de Elvas decorrem ao longo do mês de janeiro, com diversas atividades previstas e em várias vertentes.

As iniciativas têm início no dia 13, sábado, com a inauguração da exposição de fotografia “#Pelo Meu Olhar // Imagens Solidárias// Paisagens, Rostos e Palavras Por uma Causa.”, com fotografia de Sónia Lourenço e textos de Nuno Pires, Luísa Currito, João Vinagre, Pedro Inocêncio e Renata Oblié e conta ainda com a participação especial de Ana e Rui Magarreiro. A mostra vai ficar patente ao público, na Casa da Cultura, até 3 de fevereiro, e a totalidade das vendas reverte a favor da APPACDM de Elvas e Centro de Acolhimento “Os Cucos”. A inauguração está marcada para as quatro da tarde.

O ponto alto das comemorações acontece, no feriado municipal, 14 de janeiro, domingo, com o programa a ter início pelas 9.30 horas, com o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, com a participação da Banda 14 de Janeiro. Meia hora depois, no Sítio dos Murtais, decorre a romagem ao Padrão comemorativo da Batalha das Linhas de Elvas e Cerimónia de Homenagem aos Mortos, e, pelas 10.30 horas, a romagem ao Túmulo do General André de Albuquerque Riba-Fria, no Convento de São Francisco.

As cerimónias militares e militarizadas, na Praça da República, têm início pelas 11 horas, seguindo-se pelas 12 horas, o desfile das Forças em Parada, na Rua da Cadeia.

À tarde, na Igreja da Sé acontece um Te Deum de Acção de Graças, com a participação do Coral Públia Hortênsia de Castro, a partir das 18 horas, culminando o programa comemorativo com o já tradicional Concerto da Orquestra Ligeira do Exército, no Cine-Teatro Municipal, pelas nove e meia da noite. Os bilhetes para este concerto podem ser recolhidos no Posto de Turismo da Praça da República, ao longo desta semana.

Neste dia, são ainda assinalados o 140º aniversário do Centro Artístico Elvense, na Praça da República, às quatro da tarde, e o 63.º aniversário da Banda 14 de Janeiro, a partir das 19 horas, na sede da coletividade, na Rua Sá da Bandeira.

O programa prossegue no dia 20 de janeiro, sábado, pelas 21.30 horas, com a apresentação do novo CD de Jorge Goes, “Fado Novo Fado Velho”, no Cine-Teatro Municipal. Este espetáculo tem entradas gratuitas, sendo que os bilhetes podem ser recolhidos, na semana anterior, no Posto de Turismo da Praça da República.

No domingo, dia 21, têm lugar a Corrida e Caminhada das Linhas de Elvas. A caminhada, na sua 14ª edição, parte do Padrão da Batalha das Linhas de Elvas, e tem chegada no Estádio Municipal de Atletismo, pelas 10 horas. Uma hora depois tem início a 26.ª Corrida das Linhas de Elvas, também com partida do Padrão da Batalha das Linhas de Elvas e chegada ao Estádio Municipal de Atletismo. Para os escalões mais jovens, as provas da corrida têm lugar no Estádio Municipal de Atletismo.

As comemorações encerram a 27 de janeiro, sábado, com a representação da peça de teatro “Filho da Treta”, a partir das nove e meia da noite. Este espetáculo tem entradas pagas e pode adquirir o seu bilhete no Posto de Turismo, a partir de dia 15 de janeiro, e na bilheteira do Cine-Teatro, uma hora antes do início do espetáculo.

Inserido neste programa comemorativo dos 359 anos da Batalha das Linhas de Elvas, está a decorrer o segundo Festival de Cinema de Guerra da Raia, entre 5 e 27 de janeiro, no Auditório São Mateus, com programa próprio.

Programa completo aqui.