Ter. Set. 19 | horas: 08:00 - 05:00PM
Concerto Ana Moura no Coliseu de Elvas

2as Jornadas PCI

Elvas acolhe o Festival de Desenho do Alentejo - Traço 17

O Festival de Desenho do Alentejo "Traço 17"  vai decorrer em Elvas, a partir de sexta-feira dia 13 e até dia 21, numa organização da AIAR, Associação de Desenvolvimento pela Cultura, com o apoio da Câmara Municipal de Elvas e UrbanSketchers Portugal.

O festival vai ter lugar no Forte da Graça e, nesta segunda edição, também em Castelo de Vide, e surge na sequência do primeiro Festival de Desenho de Elvas, que contou em 2016 com mais de sete mil visitantes, o que levou a organização a expandir o evento, que pretende "mostrar o Desenho como uma forma Cultural de expressão que tem inúmeras valências artísticas e funcionais. Está (ou deveria estar) sempre presente todos os dias através da visão (desde a publicidade à arquitectura, passando por cada objecto que nos passa pelas mãos). É instrumento poderoso de análise no cultivo da atenção do saber olhar e na melhoria da memória visual: Ver pelo desenho... reparar no que nos rodeia."

Neste âmbito, em 2017, o programa vai contemplar também workshops com jovens e população estudantil, complementado a formação nesta área curricular, (nomeadamente nas disciplinas de Expressões Plásticas, Educação Visual do primeiro, segundo e terceiro ciclos), ajudando a colmatar a diminuição de horas letivas nesta área curricular, juntando assim o design (exposição de 3 designers conceituados de diferentes gerações. Colaboração com o MUDE); a Banda Desenhada (exposições de diferentes autores, em que um dos coordenadores deste projecto, João Sequeira, é prémio nacional da BD da Amadora com vários livros editados em Portugal e noutros países da Europa); a arquitectura (simpósios: em Elvas uma mostra/debate sobre os vários projectos no Centro Histórico e em Castelo de Vide sobre o Desenho e a requalificação urbana, com lançamento de um livro do Arquitecto Luís Pedro Cruz); o cinema de animação (exibição de curtas metragens nacionais e espanholas e respectiva exposição de desenhos de trabalho nos processos criativos); e Urban Sketching (o Desenho informal para todos em cadernos gráficos. O encontro Nacional de USk e exposições: Roque Gameiro, desenhos USk da Raia de um ano inteiro e cadernos de fole).

O programa do Festival pode ser consultado aqui.