|     índice     |     agenda cultural     |     boletim municipal     |     notícias     |     e-mail     |

 

 

:

 

 

                         município

:: executivo municipal

:: assembleia municipal

:: assembleias de freguesia

:: contactos

:: arquivo histórico municipal

:: biblioteca

:: rede social

:: comissão de protecção jovens

             apoio ao munícipe

:: atendimento ao munícipe

:: requerimentos / regulamentos

:: concursos públicos

:: cartão jovem municipal

:: cartão da idade de ouro

      E                       turismo  

:: postos de turismo

:: história do concelho

:: monumentos

:: museus

:: percursos turísticos

:: comboio turístico

:: onde dormir...

:: onde comer...

      E                 actividades   

:: exposições

:: música

:: teatro

:: conferências

:: cinema

:: projecções

:: desporto

:: outros eventos

E apoio a empresários    

:: informação empresarial

:: guia de apoio ao empresário

             informações úteis

:: telefones úteis

:: links  úteis


 

www.cm-elvas.pt

NOTÍCIAS

Alta velocidade e plataforma logística
Alto Alentejo não apoia Elvas

  

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), que integra os Municípios do Distrito de Portalegre, não aprovou uma proposta da Câmara Municipal de Elvas, de regozijo pela decisão de avançar com a construção da linha de alta velocidade entre Lisboa e Madrid. Tal aconteceu no passado dia 11, numa reunião do Conselho Executivo da CIMAA, em Avis.
 
A proposta da Câmara Municipal de Elvas, que foi rejeitada, tinha o teor seguinte:
“Tendo em consideração:
- a assinatura, no passado dia 8, do contrato de construção e concessão do troço Poceirão-Caia, da linha de alta velocidade entre Lisboa e Madrid;
- a importância estratégica para o Norte Alentejo da concretização de uma obra desta natureza;
- a construção da linha ferroviária de mercadorias entre a fronteira do Caia e os portos atlânticos de Lisboa, Setúbal e Sines;
- e a construção, no Caia, da Plataforma Logística Intermodal, rodo-ferroviária, fundamental para o desenvolvimento económico e social dos integrantes desta Comunidade Intermunicipal.
Os Municípios do Alto Alentejo, em Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, reunidos em Avis, congratulam-se pela decisão do Governo de iniciar a obra de construção do troço referido da linha de alta velocidade, considerando tal medida um estímulo forte e decisivo para a construção da Plataforma Logística Intermodal, no Caia, um equipamento estruturante para este território.
Avis, 11 de Maio de 2010”.
 
Ainda sobre este assunto, na reunião do seu Executivo, no dia 12 de Maio, a Câmara Municipal de Elvas aprovou a Moção seguinte:
“Tendo em consideração:
- Que no passado dia 11 de Maio foi presente uma proposta ao Conselho Executivo da CIMAA e que, após apreciação e votação, foi rejeitada;
- Que a rejeição da referida proposta se traduz num inequívoco desinteresse por um projecto estruturante para o Norte Alentejo, por razões meramente político-partidárias;
A Câmara Municipal de Elvas, reunida em sessão ordinária nesta data, decidiu manifestar a sua indignação e informar a CIMAA que se vê forçada a repensar a sua posição nesta instituição de cariz sub-regional na qual os interesses dos municípios estão acima dos interesses partidários, reafirmando a sua satisfação pela decisão governamental de iniciar a obra de construção do troço referido da linha de alta velocidade entre as capitais de Portugal e Espanha, considerando tal medida um estímulo forte e decisivo para a construção da Plataforma Logística Intermodal, no Caia, um equipamento estruturante para este território transfronteiriço, devendo ser dado conhecimento desta Moção à comunicação social.
Elvas, 12 de Maio de 2010”.

 

 
site desenvolvido por
Gabinete de Informação da Câmara Municipal de Elvas